quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ave Maria: programa

 

"... e o nome da virgem era Maria" (Lucas 1:27).
Para se chegar à formulação da Ave Maria atual, foi
necessário percorrer um caminho de muitos séculos.
Essa oração é composta de duas partes.
A primeira parte (Ave Maria...) consta de uma dupla
saudação extraída do Evangelho:
1 – A saudação do anjo Gabriel, enviado por Deus a
fim de anunciar a divina maternidade de Maria: “Ave,
cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28);
2 – A saudação de Santa Isabel, prima de Maria, que,
inspirada pelo Espírito Santo, proclamou: “Bendita és
tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre” (Lc 1,
42). A essas duas saudações foram acrescidas duas
palavras para que elas fossem mais distintamente
enunciadas (Maria, Ave-Maria...) e Jesus (de teu
ventre, Jesus).
A segunda parte da prece (Santa Maria...), a súplica,
já era empregada na Ladainha dos Santos. Em
determinado código do século XIII, da Biblioteca
Nacional Florentina, que já pertencera aos Servos de
Maria do Convento da Beata Maria Virgem Saudada pelo
Anjo, em Florença, lê-se esta oração: “Ave dulcíssima e
imaculada Virgem Maria, cheia de Graça, o Senhor é contigo,
bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu
ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, mãe da graça e da
misericórdia, rogai por nós agora e na hora da morte. Amém”.
A Ave Maria, como é rezada hoje, encontra-se pela
primeira vez no século XV, no poema acróstico do
Venerável Gasparini Borro, (+ 1498). A segunda
parte da Ave Maria foi sempre rezada em caráter
privado pelos fiéis até o ano de 1568, quando o Papa
São Pio V promulgou o novo Breviário Romano, no
qual figura a fórmula do referido Venerável
Gasparini Borro.
Vários textos são também referidos a Maria como o
“Magnificat anima mea Dominum” e o “Salve Regina”.
(Francisco Meira e Carlos Eduardo Santos)

PROGRAMA

CANTO GREGORIANO
• Ave Maria/ Salve Regina, coro.

JAKOB ARKADELT (1504-1568)
• Ave Maria, coro.

TOMÁS LUIS DE VICTORIA (1548-1611)
• Ave Maria, coro.

HANS LEO HAßLER (1564-1612)
• Dixit Maria, coro.

GIULIO CACCINI (1551-1618)
• Ave Maria
Eduardo Ferreira, tenor.
Vanda Otero, mezzo soprano.

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
• Prelúdio e Fuga nº 6 em Ré menor, BWV 851
Gabriel Garcia, piano.

• Et Misericordia (Magnificat, BWV 243)
Carlos Eduardo Santos, tenor.
Vanda Otero, mezzo soprano.

WOLFGANG A. MOZART (1756-1791)
• Ave Maria
Antônia Bahia, soprano.
Vanda Otero, mezzo soprano.

FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
• Ellens Gesang III D839 Ave Maria
Ramon Sena, baixo.

CHARLES GOUNOD (1818-1893)
• Ave Maria (Meditação sobre o prelúdio nº 1 em
Dó maior de J. S. Bach)

Antônia Bahia, soprano.

GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
• Ave Maria “O Salce! Salce!” (Cavatina da ópera
Otello)

Verônica Santos, soprano.

PIETRO MASCAGNI (1863-1945)
• Sancta Maria (intermezzo da ópera Cavalleria
Rusticana)

Carlos Eduardo Santos, tenor.

MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907-1993)
• Ave Maria, coro.

WILLIAM GOMEZ (1939-2000)
• Ave Maria, llena de gracia.
Carlos Eduardo Santos, tenor.
 
BONAVENTURA SOMMA (1893-1960)
• Ave Maria, coro.

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