quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dramma Per Musica: programa


“Eu sou a Música, cujos doces acentos podem
tranquilizar qualquer coração perturbado, e pela
nobre ira, ou pelo amor, posso inflamar a mais
gélida das mentes”...
Prólogo da ópera L’Orfeo, de Claudio
Monteverdi(1567-1643). Primeira grande ópera
registrada na História.
Ópera significa “obra” e surgiu no século XVII
na Itália. É um espetáculo que engloba teatro,
música, dança e as artes plásticas para contar
uma história ou fábula, só que os textos são
cantados e acompanhados pela orquestra. Para
esse tipo de expressão de arte, se desenvolveu o
canto lírico, um canto em que a voz precisava
ser potente e com excelente projeção numa
época em que não havia microfones nem
engenheiros de som.
Na ópera, as mais diversas situações são
contadas de uma forma mais exagerada, é bem
verdade, porém, o maior fascínio está em
conseguir se expressar de maneira que haja uma
conexão com o público e este, mesmo que não
entenda uma só palavra, seja tocado e
conduzido a essa paisagem sonora cheia de
enigmas, exemplos, sofisticação e beleza. A
Ópera é expressão humana e deve ser apreciada
por todos. (Carlos Eduardo Santos)

PROGRAMA

Georg Friedrich Händel (1685-1759)

Frondi tenere... Ombra mai fu (Xerxes)
Carlos Eduardo, tenor.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Diggi, daggi (Bastien und Bastienne)
Francisco Meira, baixo.

Tutte nel cor vi sento (Idomeneo)
Verônica Santos, soprano.

Bester Jüngling (O Empresário)
Antônia Bahia, soprano.

Ho capito (Don Giovanni)
Francisco Meira, baixo.

Il mio tesoro (Don Giovanni)
Carlos Eduardo Santos, tenor.

Deh vieni non tardar (As Bodas de Fígaro)
Antônia Bahia, soprano.

Marcha dos Sacerdotes (A Flauta Mágica)
Elisama Gonçalves, piano.

O Isis und Osiris (A Flauta Mágica)
Ramon Sena, baixo.

Coro dos Sacerdotes “O Isis und Osiris” (A
Flauta Mágica)

INTERVALO 

Gaetano Donizetti (1797-1848)
Uma furtiva lagrima (O Elixir do Amor)
Eduardo Ferreira, tenor.

Jacques Offenbach (1819-1880)
Barcarolle “Belle Nuit” (Os Contos de
Hoffmann)

Antônia Bahia, soprano.
Vanda Otero, mezzo soprano.

Frédéric Chopin (1810-1849)
Noturno, op. 32, nº 1, em Si maior.
Gabriel Garcia, piano.

Camille Saint-Saëns (1835-1921)
Mon coeur s’ouvre a ta voix (Sansão e Dalila)
Vanda Otero, mezzo soprano.

Giacomo Puccini (1858-1924)
Signore ascolta (Turandot)
Verônica Santos, soprano.

Pietro Mascagni (1863-1945)
Voi lo sapete o mamma (Cavalaria Rusticana)
Vanda Otero, mezzo soprano.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Coro “Bassa Selim lebe Lange” (O Rapto do
Serralho)

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